Zambelli aciona TCU contra gastos de Janja no Japão

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protocolou na quarta-feira (19) uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a investigação dos gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva durante sua viagem ao Japão. Janja chegou ao país asiático em 18 de março, uma semana antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que só chegará no dia 24. A viagem não foi divulgada na agenda da primeira-dama.

Zambelli questiona a legalidade da despesa, argumentando que Janja, por não ocupar cargo público, não teria direito ao custeio da viagem com recursos federais. A representação menciona o decreto nº 10.934, que proíbe o benefício a secretários ou pessoas que representem oficialmente esses agentes públicos.

“O que Janja foi fazer no Japão, SIGILOSAMENTE, além de turistar torrando o dinheiro do povo brasileiro?”, questionou Zambelli em sua conta no Instagram. A parlamentar pede que o TCU exija esclarecimentos da Casa Civil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre a origem dos recursos, a autorização para o custeio e a justificativa para a antecipação da viagem.

A representação afirma que, caso comprovadas as irregularidades, os valores sejam ressarcidos aos cofres públicos e os gestores envolvidos sejam responsabilizados.

A assessoria de Janja informou que ela viajou ao Japão com a equipe que prepara a viagem presidencial e está acompanhada de ao menos uma assessora. Quando funcionários públicos precisam se ausentar do país a trabalho, como é o caso da assessoria de Janja, é preciso que a liberação seja publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Do Gazeta Brasil

Compartilhe

Post Comment