O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 26, que terá que “tomar posse” da Groenlândia. “Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Devemos tê-la”, disse o republicano em entrevista ao podcast do apresentador Vince Coglianese.
“Odeio dizer isso assim, mas vamos ter que tomar posse deste imenso território ártico”, afirmou Trump a um apresentador de podcast.
Trump disse ainda que não ter certeza se os groenlandeses estavam prontos para se tornarem cidadãos americanos.
“Acho que temos que fazer isso e convencê-los, e temos que ter a terra porque não é possível defender adequadamente uma grande parte desta Terra — não apenas os EUA — sem ela. Então temos que tê-la, e acho que a teremos”, acrescentou.
JD Vance vai à Groenlândia
A declaração ocorre após o vice-presidente americano, JD Vance, dizer na terça, 25, que irá acompanhar a mulher, Usha Vance, em viagem ao território administrado pela Dinamarca.
“Ansioso para visitar a Groenlândia na sexta-feira”, escreveu Vance no X.
A Dinamarca reclama
Para a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, a visita criou uma “pressão inaceitável” sobre a Groenlândia e a Dinamarca.
“E é uma pressão contra a qual nos posicionaremos.”, acrescentou.
“Esta claramente não é uma visita que seja sobre o que a Groenlândia precisa ou quer”, completou.
Base militar
Além de acompanhar a esposa, que participará de uma corrida de trenós puxados por cães, Vance prometeu visitar uma base militar na ilha.
Ele também se tornará a autoridade americana de mais alto escalão a fazer a viagem à Groenlândia.
O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, disse que a decisão de visitar uma instalação militar é muito mais sensata “do que interferir no que está acontecendo na política da Groenlândia — em uma situação em que nenhum governo foi formado”.
De O Antagonista
Compartilhe
Post Comment