Lula soma mais de 100 dias viajando durante terceiro mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula 106 dias fora do Brasil desde o início de seu terceiro mandato. Apenas em 2025, já são 18 dias no exterior, número que pode chegar a 23 antes mesmo do encerramento do primeiro semestre, caso Lula confirme presença em compromissos na França e no Canadá, onde deve participar da cúpula do G7, entre 15 e 17 de junho.

O convite para o encontro do G7, que será realizado em Kananaskis, na província canadense de Alberta, foi oficialmente encaminhado ao Palácio do Planalto. Antes disso, Lula também avalia viagem à França para reuniões de cunho diplomático no início do mesmo mês.

Na última semana, o presidente retornou ao Brasil após uma agenda internacional que incluiu passagens pela Rússia e China. Ele deixou o país na noite de 6 de maio e voltou na madrugada do dia 15. No mesmo dia, embarcou para Montevidéu (Uruguai) em um bate-volta para participar do velório do ex-presidente José “Pepe” Mujica.

A ida ao Uruguai foi a quinta viagem internacional de Lula em 2025. Em fevereiro, o petista já havia visitado o país vizinho para a posse do presidente Yamandú Orsi.

O ritmo de viagens internacionais mantém o padrão adotado por Lula desde o início do mandato. Em 2024, ele passou 26 dias fora do país. Em menos de cinco meses de 2025, o número já se aproxima desse total, com tendência de superação nas próximas semanas.

Do Conexão Política

Compartilhe

Post Comment