A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV), com o apoio de diversas instituições, realizaram, nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), o evento Juntos pela Cidadania, pela primeira vez dentro de uma unidade prisional. O Juntos pela Cidadania Prisional, assim denominado, beneficiou os apenados do Presídio de Igarassu (PI), na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa, com previsão de chegar a outros estabelecimentos penais do estado, tem o objetivo de levar aos detentos serviços de cidadania, saúde e psicossocial, além de palestras sobre temáticas sociais.
Nos dois dias da ação foram registrados um total de 913 atendimentos, sendo 310 na área de psicossocial e 322 em saúde, englobando testes rápidos, encaminhamentos clínicos e atendimentos odontológicos. Houve também solicitações de pessoas trans e travestis para a retificação do nome social; emissões de carteira de identidade nacional e de segundas vias de certidões de nascimento; e palestras para os alunos da escola Dom Helder Câmara, localizada no PI, acerca de temas como violência doméstica, LGBTfobia, intolerância religiosa e racismo.
“É uma ação do Governo do Estado, realizada de forma conjunta por diversas secretarias, que amplia o acesso dos apenados a serviços de saúde, Odontologia, Pisicossocial e a ações de cidadania”, explicou o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales. “De alguma forma, a importância dessa integração do Juntos pela Cidadania no sistema prisional é que a gente traz um olhar para dentro dos muros de esperança, de recomeço, de garantir dignidade e que a cidadania é um direito, ela não é um privilégio”, afirmou a gerente-geral da Política de Prevenção ao Crime e à Violência da SJDHPV, Maria Clara Rodrigues.
A SEAP e a SJDHPV contaram com o apoio das secretarias estaduais de Saúde, Defesa Social – através do Instituto Tavares Buril – da Mulher, Defensoria Pública de Pernambuco e Faculdade Uninassau de Caruaru que disponibilizou um micro-ônibus com mais de dez profissionais para os atendimentos odontológicos.
Imagens: Amanda Claudino/SEAP
Compartilhe
Post Comment