Importância da oratória na campanha eleitoral

Em seu livro “Uma Terra Prometida”, Barack Obama conta como foi difícil adaptar sua forma prolixa de falar em público para a dinâmica necessária de se expressar durante uma campanha presidencial.

Falar bem não é requisito, mas fazer-se entendido pelas pessoas que você quer que votem em você é essencial. Por isso, o estudo de técnicas de oratória pode ajudar muito. Com essas técnicas, você vai entender que além da boca, todo o corpo fala. São Francisco de Assis orientou aos seus discípulos que pregassem e se necessário usassem a palavras. Ou seja, você se comunica por meio do seu comportamento e até com sua expressão corporal!

Voltando ao Obama, um ponto importante narrado no livro é como o ex-presidente dos EUA conseguiu fazer essa adaptação com a ajuda e os puxões de orelha de um dos seus assessores. É fundamental ouvir a quem entende do assunto, principalmente a quem já conhece sua forma de falar e a quem tem propriedade sobre o assunto.

Falar é emitir uma mensagem, mas só será um ato de comunicação se o receptor entendê-la. Avalie-se e peça para que sua equipe o avalie. Os ajustes que por via sejam necessários vão fazer toda a diferença na sua campanha.

Compartilhe