Frente Parlamentar visita áreas críticas do Rio Tejipió

A Frente Parlamentar do Rio Tejipió, presidida pelo deputado estadual João Paulo (PT), realiza nesta quinta-feira (20), das 15h30 às 17h30, uma visita técnica ao bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. O objetivo é verificar in loco a situação crítica enfrentada por moradores devido a problemas ambientais históricos, agravados pelas fortes chuvas de maio de 2022. Durante a visita, serão avaliados pontos críticos de barreiras e alagados onde o Programa Promorar ainda não apresentou projeto de intervenção.

O roteiro inclui a barreira localizada na Rua Maria Teresa e áreas de alagamento na ponte entre a Rua Ananias Castanho e a Rua Marumbi, além da comunidade do Cortiço e a Rua Coripóis. Esses locais sofrem continuamente com assoreamento, inundações e acúmulo de lixo, resultando em problemas estruturais e riscos para os moradores.

A Frente Parlamentar do Rio Tejipió foi instalada em 25 de março do ano passado e busca apresentar soluções para os graves problemas socioambientais decorrentes da poluição e da falta de intervenções do poder público. O deputado João Paulo destaca que a situação das famílias afetadas permanece sem respostas efetivas da Prefeitura do Recife, apesar de diversas reuniões e cobranças feitas pela comunidade.

Segundo lideranças comunitárias da área, em maio de 2022 a Defesa Civil determinou a desocupação de 40 casas, mas até hoje os moradores continuam sem uma solução definitiva. Há residências prejudicadas e até mesmo uma capela impossibilitada de realizar suas atividades religiosas”

O deputado reforça ainda a importância da participação popular nas decisões sobre políticas públicas, lembrando que em 2023 houve uma escuta pública em Coqueiral, que contou com ampla adesão comunitária, igrejas, movimentos sociais, ONGs e representantes do poder público, incluindo o Ministério Público.

João Paulo destaca que o problema do Rio Tejipió configura um caso emblemático de racismo ambiental, uma vez que a degradação causada por urbanização desordenada, poluição, desmatamento e assoreamento afeta desproporcionalmente comunidades negras em 27 bairros do Recife e sete de Jaboatão dos Guararapes. As chuvas de maio de 2022, que deixaram 133 vítimas fatais na Região Metropolitana do Recife, revelaram mais uma vez a gravidade dessa situação.

“Não podemos aceitar que as comunidades continuem reféns de promessas vazias. Nosso compromisso é com ações concretas e urgentes que garantam dignidade e segurança para essas famílias”, conclui João Paulo.

Com 20 quilômetros de extensão, o Rio Tejipió nasce no município de São Lourenço da Mata e seu curso corta os municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. 

Compartilhe

Post Comment