Frente Parlamentar do Rio Tejipió constata descaso da Prefeitura do Recife com famílias em Coqueiral

Em visita técnica realizada nesta quinta-feira (20), no bairro de Coqueiral, Zona Oeste do Recife, a Frente Parlamentar do Rio Tejipió, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, constatou que as famílias afetadas pelas fortes chuvas de maio de 2022 continuam enfrentando as consequências do desastre sem respostas efetivas da Prefeitura do Recife. A comissão, presidida pelo deputado estadual João Paulo (PT), esteve acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (Psol), além do representante da Defensoria Pública Estadual, Henrique da Fonte.

Durante a visita, moradores relataram problemas graves que persistem há mais de três anos, especialmente nas áreas classificadas como de risco máximo (nível 4) pela Defesa Civil, como a barreira da Rua Maria Teresa, além de alagamentos recorrentes na região entre as ruas Ananias Castanho, Marumbi, comunidade do Cortiço e Rua Coripóis. Muitas famílias foram obrigadas a deixar suas casas sem um apoio efetivo, sendo oferecido apenas um auxílio moradia no valor de R$ 300,00 mensais, considerado insuficiente.

“Não podemos aceitar essa negligência! Seguimos cobrando ações concretas para garantir dignidade e segurança para essa população”, observou João Paulo, lembrando ainda que as chuvas de 2022 resultaram em 133 mortes na Região Metropolitana, 51 delas no Recife, vítimas do racismo ambiental, já que os atingidos foram majoritariamente pessoas pretas e pobres.

Durante a visita, lideranças locais destacaram a importância do apoio da Frente Parlamentar. Luiz Mendes, líder do movimento Coqueiral em Ação, afirmou esperar que a parceria com a Alepe, Câmara de Vereadores e a Defensoria Pública possa acelerar as providências necessárias. Géssica Dias, do Fórum Popular do Rio Tejipió, e o pastor José Marcos, da Igreja Batista de Coqueiral, reforçaram a urgência em resolver problemas históricos que continuam deixando a população vulnerável. Os problemas em Coqueiral, decorrentes das chuvas vêm de muito antes de 2022, especialmente a partir de 2016.

A Frente Parlamentar do Rio Tejipió foi instalada em março de 2024 com o objetivo de enfrentar os problemas socioambientais em 27 bairros do Recife e sete em Jaboatão dos Guararapes. “Continuaremos cobrando ações concretas e urgentes. Essas famílias não podem continuar reféns de promessas vazias”, concluiu João Paulo.

Compartilhe