O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), optou por antecipar sua viagem a Salvador para intensificar conversas com empresários e políticos em busca de apoio para a eleição presidencial de 2026. Antes, a estimativa era de chegada à capital baiana na quinta-feira (3), mas Caiado acelerou sua chegada para a próxima terça-feira (1º).
Na agenda de Caiado, estão encontros com empresários, além de uma homenagem promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O governador goiano se apresentará como uma alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, no intuito de ser uma opção ao reduto eleitoral tradicional de Bolsonaro no Nordeste, onde o ex-presidente obteve 27% dos votos no segundo turno de 2022.
Estender sua estadia em Salvador também faz parte da estratégia de Caiado para aumentar sua visibilidade e orquestrar sua base política no estado mais influente da região Nordeste, além de ser o maior, historicamente marcado por um favoritismo a Lula da Silva (PT), atual presidente da República.
Apesar das pressões internas do União Brasil para alinhar-se à federação proposta com o PP, Caiado manteve seu projeto de se lançar como pré-candidato à presidência. A sigla, que integra a base de apoio ao governo Lula, tem acompanhado sua decisão.
Caiado será recebido por lideranças políticas locais como ACM Neto, vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, e Bruno Reis, atual prefeito da capital baiana. Também acompanhará a visita uma comitiva composta por empresários de Goiás e lideranças políticas, incluindo o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), que confirmou presença no ato.
O lançamento de sua pré-candidatura estava inicialmente programado para ocorrer no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mas foi transferido para um Centro de Convenções. Segundo interlocutores, a mudança foi feita para evitar eventuais complicações com a Justiça Eleitoral.
Do Conexão Política
Compartilhe
Post Comment