Para debater o triste histórico de acidentes e mortes decorrentes das redes elétricas em vias e espaços públicos, a vereadora Liana Cirne, do PT, promoveu uma audiência pública nesta quinta-feira, 20 de março, na Câmara Municipal do Recife.
Liana iniciou com o pedido de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas fatais Juan Pablo, Thomas Felipe, Mirian Vitória, Bruno Henrique e Wesley Mendes.
“É um tema difícil, mas precisa ser tratado com urgência. Nós não podemos aguardar passivamente que outros óbitos ou outros acidentes venham acontecer. Precisamos entender quais são as responsabilidades e o que cabe a cada uma das instituições”, disse Liana Cirne.
O ex-deputado federal e engenheiro eletricista aposentado da Chesf, Fernando Ferro, elogiou a iniciativa da vereadora Liana Cirne, e apontou que existe uma sequência de erros.
“São vítimas do desserviço, da desorganização e da falta de responsabilidade de entes públicos que tratam da utilização das estruturas de rede de fornecimento de energia”. Fernando Ferro citou como um exemplo a área de subestação da Chesf da Abdias de Carvalho, que tem ocupação residencial de maneira irregular.
Entre os dados apresentados pelo diretor regional da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Antiogenes Freitas, os acidentes fatais e não fatais que ocorrem nos postes representam 42% dos casos em 2024.
Emanuel Vitor, Diretor Executivo de Iluminação da EMLURB, falou sobre projetos desenvolvidos pela Prefeitura para evitar acidentes em postes de responsabilidade da gestão, enquanto Aderaldo Filho, presidente da SINDURB/PE, destacou a importância da qualificação e uso de EPIs dos trabalhadores.
Luana Silva, Defensora Pública do Estado de Pernambuco, ressaltou que o debate é complexo e envolve diversos órgãos, mas que o “direito à cidade segura é uma preocupação de todos”.
Por fim, André Santos, Superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Pernambuco, afirmou que a companhia trabalha no “combate de ligações clandestinas”, ao falar das mortes recentes que ocorreram durante as chuvas no Grande Recife.
Emocionada, Eliane Maria da Silva, mãe de Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, morreu após levar um choque quando caminhava numa área alagada na Rua Dom Bosco, no Centro do Recife, cobrou por justiça: “Espero que algo seja feito para reparar esse erro”.
Também bastante abalada, Tassia Raquel Bandeira, mãe de Thomas Felipe Bandeira da Rocha, menino de 10 anos que morreu no ano passado após ser atingido por uma descarga elétrica enquanto brincava com um amigo numa unidade da Academia Recife, localizada numa praça no bairro de Engenho do Meio, na Zona Oeste da Cidade, reforçou a cobrança por justiça.
Também participaram da reunião os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Moura (Novo) e Flávia de Nadje (PV), Basílio Perez, do Conselheiro de Administração da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), e Mário Barbosa, Conselheiro do CREA.
Encaminhamentos da Audiência Pública:
Instituição de uma comissão permanente na Câmara Municipal para fiscalização da energia elétrica, assegurando acompanhamento contínuo das condições da rede e das responsabilidades das concessionárias e Implementação de um canal específico para denúncias da população.
Compartilhe