Em pronunciamento durante sessão plenária desta terça-feira (22) a deputada Delegada Gleide Ângelo cobrou explicações sobre a possível remoção do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para o município vizinho, Camaragibe. A informação foi publicada no último dia oito, através do Decreto de número 58.415 do Governo do Estado.
“Fiz um Pedido de Informação ao Palácio e à Secretaria de Defesa Social para saber a motivação de tal medida. Afinal, quais os motivos técnicos para que haja essa mudança? Houve redução nos índices de violência que justifiquem isso? Qual o histórico de ocorrências nessas cidades? A segurança pública precisa ser tratada de modo sério. Por que mudar uma unidade que tem sede própria para um espaço que ainda será estruturado? São muitas explicações que precisam ser dadas..”, pontuou.
O Decreto do Governo que desapropria um terreno em Camaragibe para que nele seja construída a sede do novo 20º Batalhão pegou de surpresa deputados estaduais, moradores da cidade e o próprio prefeito de São Lourenço, Vinicius Labanca (PSB), que confirmou não ter sido comunicado oficialmente, nem convidado para tratar sobre o assunto. O 20º BPM está instalado em São Lourenço há mais de 20 anos e presta serviços essenciais à população da cidade, assim como de seu entorno. São Lourenço da Mata não possui sede do Corpo de Bombeiros Militar, nem delegacia com plantão 24 horas, nem uma sede própria para a Delegacia de Homicídios, muito menos uma Delegacia da Mulher, especializada no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
Nos últimos cinco anos, a cidade de 117 mil habitantes registrou mais de 311 mortes letais intencionais — segundo dados divulgados no site da Secretaria de Defesa Social. “Se não obtivermos as respostas necessárias para tamanha mudança, a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social vai convocar uma audiência pública para cobrar os esclarecimentos necessários, afinal, o correto e prudente seria equiparar os serviços entre essas duas grandes cidades da região metropolitana,, para que cada cidadão e cidadã de Camaragibe e de São Lourenço da Mata sejam tratados com a mesma dignidade e o mesmo respeito”, concluiu a Delegada.
Compartilhe
Post Comment