Paulista lança primeiro Orçamento Participativo com processo 100% digital

Paulista viveu um momento histórico, nesta sexta-feira (11), com o lançamento oficial de seu primeiro Orçamento Participativo. A iniciativa, que envolve diretamente a população nas decisões sobre as prioridades e investimentos para os próximos 4 anos, dá início ao processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, reforçando o compromisso da gestão com a participação cidadã e a transparência nas ações municipais. O evento ocorreu na Secretaria de Governo e Gabinete, no Centro da cidade.

O Orçamento Participativo será realizado de forma 100% digital. A população pode participar até o dia 26 de abril, acessando um formulário online disponível no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o processo tem como objetivo democratizar a gestão pública, permitindo que os cidadãos sugiram melhorias para a cidade com base em suas experiências locais.

Durante a abertura da reunião de lançamento, o secretário de Planejamento, Evilson Rêgo, destacou a importância de uma gestão comprometida em aproximar a população das decisões públicas. Ele também agradeceu ao prefeito Severino Ramos por conduzir uma administração mais humana e sensível às reais necessidades da cidade. “Hoje é um dia histórico para Paulista. O PPA será a base para os próximos 4 anos, e, pela primeira vez na cidade, o Orçamento Participativo abre esse canal direto para que todos possam participar e opinar. Isso fortalece a democracia e aproxima ainda mais a gestão da população”, destacou.

Entre os secretários presentes estavam: a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues; a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leonardo Moura; o secretário executivo de Tecnologia, Thiago Andrade; o secretário de Habitação, Rodrigo Ferreira; a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana; entre outros.

Em sua fala, a secretária Amanda Rodrigues destacou que a gestão municipal tem buscado formas mais diretas de acolher as necessidades da população. Segundo ela, a iniciativa representa um passo importante para reforçar a escuta ativa no município. “Nosso compromisso, enquanto administração, é ouvir e atender às demandas que realmente afetam o cotidiano das pessoas. Tenho plena convicção de que, com o lançamento do Orçamento Participativo, vamos desenvolver políticas públicas com as reais prioridades da nossa cidade”, enfatizou Rodrigues.

A secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, que participou ativamente da reunião, enfatizou a importância de garantir a inclusão da população nas decisões. “É fundamental que as pessoas se sintam parte do processo e saibam que suas opiniões têm um impacto real. O Orçamento Participativo é exatamente isso: uma forma de assegurar que a voz da comunidade seja ouvida nas decisões que afetam diretamente o seu dia a dia”, explicou.

Fotos: Taylinne Barret / SEI

Compartilhe

Post Comment